Aços e Ligas Especiais

Aços Inoxidáveis - Série 300:


Os aços inoxidáveis da Metal Pipe além de apresentarem boa resistência a corrosão e ao esforço mecânico, tem excelente usinabilidade. Seus maiores consumidores são as indústrias química e petroquímica, de alimentos e bebidas, de máquinas e equipamentos. São aplicados, ainda, em implantes e instrumentos cirúrgicos, válvulas e hastes de registros, cutelaria, eixos, eletrodos de solda, parafusos e porcas.

Aços Inoxidáveis - Super Austeníticos


Os aços inoxidáveis austeníticos são os que apresentam a mais elevada resistência à corrosão, em termos gerais, dentre as famílias de aços inoxidáveis. Portanto, quando a resistência à corrosão é o principal fator a ser considerado, os Austeníticos são os mais aconselháveis. Esses aços são utilizados, principalmente, nas indústrias alimentícia, de bebidas, farmacêutica, hospitalar, química, petroquímica, de papel e celulose, indústria aeroespacial e de óleo e gás. A Metalpipe também possui a Linha de aços inoxidáveis Austeníticos com usinabilidade facilitada. Além do tradicional 303, ela também possui versões dos tradicionais 304 e 316 mas com usinabilidade melhorada, através de adição de Enxofre e de outros controles na Aciaria.

Aços Ligados - Low Alloys


Os aços ligados são comumente utilizados em redes de vapor para alta pressão e altas temperaturas. Com a necessidade atual de energia alternativas, esses tubos são muito utilizados para condução de vapor nas usinas cogeradoras, principalmente nas que utilizam a biomassa como matéria-prima. Material também muito comum na indústria de energia nuclear e de óleo e gás para trabalhos de condução em alta temperatura com resistência a corrosão.

Aço Carbono - High/Low Temp


Os aços carbono são utilizados comumente em linhas de vapor para alta pressão e altas temperaturas e em coletores de caldeiras, assim como em aplicações de baixa temperatura, entre outras aplicações. São encontrados no mercado nacional e produtos importados quando tubos acima de 16”.

Ligas de Nickel


As ligas de níquel são empregadas principalmente em serviços submetidos a altas temperaturas e à corrosão. As ligas contendo cromo apresentam uma boa resistência à oxidação em temperaturas elevadas e também resistem à corrosão. Variedades contendo quantidades apropriadas de alumínio e titânio são endurecíeis por precipitação e apresentam uma alta resistência mecânica a temperaturas elevadas.

Liga de Titânio


O titânio e suas ligas vêm se destacando comercial e industrialmente devido a suas excelentes propriedades, tais como elevada razão resistência mecânica/peso, manutenção de sua resistência mecânica em temperaturas elevadas e excepcional resistência à corrosão. As principais aplicações destas ligas são nas indústrias aeroespacial e biomédica, em ambientes extremamente corrosivos e para a produção de equipamentos industriais avançados utilizados para a geração de energia e transporte.

Liga de Cobre Nickel


O Cobre-Níquel é uma liga metálica de cobre e níquel com até 30% de níquel. Oferece uma boa resistência à corrosão e à fadiga, geralmente usado em condensadores e equipamentos de destilação. A denominação de cuproníquel aplica-se às ligas constituídas essencialmente por cobre e níquel. As propriedades mecânicas dessas ligas atingem seu valor máximo para cerca de 65 % de níquel, enquanto a resistividade elétrica atinge seu valor máximo para cerca de 55 % de níquel. Embora os teores de níquel das ligas Cu-Ni variem entre 2,5 e 30 %, na prática industrial são mais usadas as que contêm de 20 a 30 % de níquel. Como tanto o cobre como o níquel são dois elementos que se caracterizam por apresentarem alta resistência à corrosão, os cuproníqueis também apresentam essa característica, sendo que a adição de níquel ainda melhora essa propriedade. Tanto a liga com 10 % de níquel como a liga com 30 % de níquel resistem bem a qualquer tipo de atmosfera, a águas industriais e salgadas, assim como a muitos ácidos minerais e orgânicos. A liga com 20 % de níquel pode ser usada em lâminas de turbina e em geral em peças que necessitem de boa resistência à corrosão e à abrasão. Quando o ambiente corrosivo for ainda mais agressivo, passa a ser recomendável o uso da liga com 30 % de níquel, que é usada em aplicações marítimas e em tubos de condensadores, além de possuir a característica de impedir na água salgada o crescimento de fungos e organismos marinhos em geral, sendo que essa característica estende bastante o seu uso na construção naval.